sábado, 20 de junho de 2015

II – A Fé Divina E A Fé Humana
UM ESPÍRITO PROTETOR
Paris, 1863

12 – A fé é o sentimento inato, no homem, da sua destinação. É a consciência das prodigiosas faculdades que traz em germe no íntimo, a princípio em estado latente, mas que ele deve fazer germinar e crescer, através da sua vontade ativa.
Até o presente, a fé só foi compreendida no seu sentido religioso, porque o Cristo a revelou como poderosa alavanca, e porque nele só viram um chefe de religião. Mas o Cristo, que realizou verdadeiros milagres, mostrou, por esses mesmos milagres, quanto pode o homem que tem fé, ou seja, que tem a vontade de querer e a certeza de que essa vontade pode realizar-se a si mesma. Os apóstolos, com o seu exemplo, também não fizeram milagres? Ora, o que eram esses milagres, senão os efeitos naturais de uma causa desconhecida dos homens de então, mas hoje em grande parte explicada e que será completamente compreendida pelo estudo do Espiritismo e do magnetismo?
A fé é humana ou divina, segundo a aplicação que o homem der às suas faculdades, em relação às necessidades terrenas ou às suas aspirações celestes e futuras. O homem de gênio, que persegue a realização de um grande empreendimento, triunfa se tem fé, porque sente em si mesmo que pode e deve triunfar, e essa certeza íntima lhe dá uma extraordinária força. O homem de bem que, crendo no seu futuro celeste, quer preencher a sua vida com nobres e belas ações, tira da sua fé, da certeza da felicidade que o espera, a força necessária, e ainda nesse caso se realizam os milagres da caridade, do sacrifício e da abnegação. Por fim, não há más inclinações que, com a fé, não possam ser vencidas.
O magnetismo é uma das maiores provas do poder da fé, quando posta em ação. É pela fé que ele cura e produz esses fenômenos estranhos que, antigamente, foram qualificados de milagres.
Eu vos repito: a fé é humana e divina. Se todas as criaturas encarnadas estivessem suficientemente persuadidas da força que trazem consigo, e se quisessem por a sua vontade a serviço dessa força, seriam capazes de realizar o que até hoje chamais de prodígios, e que é simplesmente senão um desenvolvimento das faculdades humanas.


Colaborador: Carlos Melo 

ACOMPANHE O CONHECENDO A DOUTRINA EM NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK https://www.facebook.com/groups/173914369326581/
VOCÊ É NOSSO CONVIDADO !!

CHÁ DAS CINCO - MENSAGEM DO DIA 16/06/2015

O que mais sofremos no mundo: Não é a dificuldade. É o desânimo em superá-la.
 * Não é a provação. É o desespero diante do sofrimento.
 * Não é a doença. É o pavor de recebê-la. * Não é o parente infeliz. É a mágoa de tê-lo na equipe familiar.
* Não é o fracasso. É a teimosia de não reconhecer os próprios erros.
* Não é a ingratidão. É a incapacidade de amar sem egoísmo.
 * Não é a própria pequenez. É a revolta contra a superioridade dos outros.
* Não é a injúria. É o orgulho ferido.
* Não é a tentação. É a volúpia de experimentar-lhes os alvitres.
* Não é a velhice do corpo. É a paixão pelas aparências.
 * Como é fácil de perceber, na solução de qualquer problema, o pior problema é a carga de aflição que criamos, desenvolvemos e sustentamos contra nós.
Albino Teixeira Chico Xavier.


Colaboradores: Alessandra Robis e Claudinéia Peixoto

ACOMPANHE O CHÁ DAS CINCO DE SEG A SEX ÁS 17h EM NOSSA PÁGINA NO FACEBOOKhttps://www.facebook.com/groups/173914369326581/  !!
VOCÊ É NOSSO CONVIDADO !!

LEMBRANÇAS ÚTEIS
 André Luiz

 Não viva pedindo orientação espiritual, indefinidamente. Se você já possui duas semanas de conhecimento cristão, sabe, à saciedade o que fazer. Não gaste suas energias, tentando consertar os outros de qualquer modo. Quando consertamos a nós mesmos, reconhecemos que o mundo está administrado pela Sabedoria Divina e que a obrigação de cooperar invariavelmente para o bem é nosso dever primordial. Não acuse os Espíritos desencarnados sofredores, pelos seus fracassos na luta. Repare o ritmo da própria vida, ex
amine a receita e a despesa, suas ações e reações, seus modos e atitudes, seus compromissos e determinações, e reconhecerá que você tem a situação que procura e colhe exatamente o que semeia. Não recorra sistematicamente aos amigos espirituais quanto a comezinhos deveres que lhe competem no caminho comum. Eles são igualmente ocupados, enfrentam problemas maiores que os seus, detêm responsabilidades mais graves e imediatas, e você, nas lutas vulgares da Terra, não teria coragem de pedir ao professor generoso e benevolente que desempenhasse funções de ama-seca. Não espere a morte para solucionar as questões da vida, nem alegue enfermidade ou velhice para desistir de aprender, porque estamos excessivamente distantes do Céu. A sepultura não é uma cigana, cheia de promessas miraculosas, e sim uma porta mais larga de acesso à nossa própria consciência.

 ( Do Livro Agenda Cristã, de André Luiz, psicografado por Francisco Cândido Xavier)

Colaborador: Rita Baião 


ACOMPANHE O ENTRE AMIGOS EM NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK https://www.facebook.com/groups/173914369326581/
VOCÊ É NOSSO CONVIDADO ESPECIAL !!




BEM-AVENTURADOS OS POBRES DE ESPÍRITO

1 –Bem-aventurados os pobres de espírito, porque deles é o Reino dos Céus (São Mateus, V: 3)
2 – A incredulidade se diverte com esta máxima: Bem-aventurados os pobres de espírito, como com muitas outras coisas que não compreende. Por pobres de espírito, entretanto, Jesus não entende os tolos, mas os humildes, e diz que o Reino dos Céus é destes e não dos orgulhosos. Os homens cultos e inteligentes, segundo o mundo, fazem geralmente tão elevada opinião de si mesmos e de sua própria superioridade, que consideram as coisas divinas como indignas de sua atenção. Preocupados somente com eles mesmos, não podem elevar o pensamento a Deus. Essa tendência a se acreditarem superiores a tudo leva-os muito freqüentemente a negar o que, sendo-lhes superior, pudesse rebaixá-los, e a negar até mesmo a Divindade. E, se concordam em admiti-la, contestam-lhe um dos seus mais belos atributos: a ação providencial sobre as coisas deste mundo, convencidos de que são suficientes para bem governá-lo. Tomando sua inteligência como medida da inteligência universal, e julgando-se aptos a tudo compreender, não podem admitir como possível aquilo que não compreendem. Quando se pronunciam sobre alguma coisa, seu julgamento é para eles inapelável. Se não admitem o mundo invisível e um poder extra humano, não é porque isso esteja fora do seu alcance, mas porque o seu orgulho se revolta à idéia de alguma coisa a que não possam sobrepor-se, e que os faria descer do seu pedestal. Eis porque só tem sorrisos de desdém por tudo o que não seja do mundo visível e tangível. Atribuem-se demasiada inteligência e muito conhecimento para acreditarem em coisas que, segundo pensam, são boas para os simples, considerando como pobres de espírito os que as levam a sério. Entretanto, digam o que quiserem, terão de entrar, como os outros, nesse mundo invisível que tanto ironizam. Então seus olhos se abrirão, e reconhecerão o erro. Mas Deus, que é justo, não pode receber da mesma maneira aquele que desconheceu o seu poder e aquele que humildemente se submeteu às suas leis, nem aquinhoá-los por igual. Ao dizer que o Reino dos Céus é para os simples. Jesus ensina que ninguém será nele admitido sem a simplicidade de coração e a humildade de espírito; que o ignorante que possui essas qualidades será preferido ao sábio que acreditar mais em si mesmo do que em Deus. Em todas as circunstâncias, ele coloca a humildade entre as virtudes que nos aproximam de Deus, e o orgulho entre os vícios que dele nos afastam. E isso por uma razão muito natural, pois a humildade é uma atitude de submissão a Deus, enquanto o orgulho é a revolta contra Ele. Mais vale, portanto, para a felicidade do homem, ser pobre de espírito, no sentido mundano, e rico de qualidades morais.

O Evangelho Segundo O Espiritismo Cap. 7
Colaborador:  Sumaia Nogueira


ACOMPANHE O NAS CURVAS DO CAMINHO EM NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK https://www.facebook.com/groups/173914369326581/ 
VOCÊ É NOSSO CONVIDADO !!!



Momento Musical - 6 de junho Emoticon heart

Grupo Arte Nascente - Alegre Evolução


https://www.youtube.com/watch?v=3Mbscy-03PU



Música Espírita: O CAMINHO ( Elizabete Lacerda)


https://www.youtube.com/watch?v=i3-bipjdX2I



Sabor de Mel - Damares (DVD - Ao Vivo)


https://m.youtube.com/watch?v=Kk7G5LOLZ30



JARDIM DE DEUS - Música Espiritual Infantil - Elizabete...

https://m.youtube.com/watch?v=TNgjaH_53R0



Aos pés do Monte - Tim e Vanessa HD

https://www.youtube.com/watch?v=s0XTS5_tJbc



Te Ofereço Paz !

https://www.youtube.com/watch?v=xpmE13o3xEs



HOJE LIVRE SOU

https://www.youtube.com/watch?v=8ahieNfQR5w



Perto Quero Estar- Toque no altar

https://www.youtube.com/watch?v=9F4sWydfXGo



Sempre a cantar

https://m.youtube.com/watch?v=0f1CkOYEPrA


Anjo Guardião.

https://www.youtube.com/watch?v=SP1E0gnu_-4



Musica meu Barquinho

https://www.youtube.com/watch?v=0TnvrwZx3Gw



Um Cisco - Movimento Final da Sinfonia do Amor de Plinio Oliveira - HD

https://www.youtube.com/watch?v=Bmmk3Pd0GRk


Colaborador: Fabiana Nunes 





ACOMPANHE O MOMENTO MUSICAL EM NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK TODOS OS SÁBADOS ÁS 20H https://www.facebook.com/groups/173914369326581/
VOCÊ É NOSSO CONVIDADO ESPECIAL !!! 



Padrão

"Porque era homem de bem e cheio do Espírito Santo e de fé. E muita gente se uniu ao Senhor." - (Atos, 11:24). Alcançar o título de sacerdote, em obediência a meros preceitos do mundo, não representa esforço essencialmente difícil. Bastará a ilustração da inteligência na ordenação convencional. Ser teólogo ou exegeta não relaciona obstáculos de vulto. Requere-se apenas a cultura intelectual com o estudo acurado dos números e das letras. Pregar a doutrina não apresenta óbices de relevo. Pede-se tão-só a ênfase ligada à correta expressão verbalista. Receber mensagens do Além e transmiti-las a outrem pode ser a cópia do serviço postal do mundo. Aconselhar os que sofrem e fornecer elementos exteriores de iluminação constituem serviços peculiares a qualquer homem que use sensatamente a palavra. Sondagens e pesquisas, indagações e à análises são velhos trabalhos da curiosidade humana. Unir almas ao Senhor, porém, é atividade para a qual não se prescinde do apóstolo. Barnabé, o grande cooperador do Mestre, em Jerusalém, apresenta as linhas fundamentais do padrão justo. Vejamos a aplicação do ensinamento à nossa tarefa cristã. Todos podem transmitir recados espirituais, doutrinar irmãos e investigar a fenomenologia, mas para imantar corações em Jesus Cristo é indispensável sejamos fiéis servidores do bem, trazendo o cérebro repleto de inspiração superior e o coração inflamado na fé viva. Barnabé iluminou a muitos companheiros "porque era homem de bem, cheio do Espírito Santo e de fé". Jamais olvidemos semelhante lição dos Atos. Trata-se de padrão que não poderemos esquecer.

Vinha de luz COLEÇÃO FONTE VIVA
Chico Xavier Pelo Espírito Emmanuel

Colaborador: Valéria Fortana 




* CHÁ DAS CINCO - MENSAGEM E CASOS DE CHICO XAVIER *

Não esmoreças
“Não temas as coisas que tens de sofrer...” – Apocalipse, 2:10. Confia na Divina Providência que te deu a vida, e nunca esmoreças. Ainda que teus melhores propósitos apareçam frustrados, não te desencorajes nas empresas de elevação. Perseverança é a base do êxito na realização de todas as boas obras. Ainda que as tuas mais belas esperanças se esfumem, ao toque de inesperados desenganos, não te abatas sob o peso de inquietações desnecessárias. Recomeço de ação desmantelada é construção de segurança. Ainda que te acusem indebitamente, com recordação de delitos dos quais não tiveste o mínimo conhecimento, não te afastes dos encargos que a existência te reservou. O tempo falará por ti, no momento oportuno. Ainda que a tarefa em tuas mãos se mostre aparentemente perdida, não desesperes. Fracasso é lição para que se faça o melhor. Ainda mesmo que essa ou aquela enfermidade te ameace a estabilidade orgânica, não desanimes. O auxílio Invisível da Espiritualidade Superior possui veículos inúmeros de socorro, a fim de trazer-nos reequilíbrio e renovação. Ainda mesmo quando as afeições mais queridas te deixem a sós, não te permitas entorpecer os braços ante o frio da solidão. O amparo da Vida Maior te guiará no rumo de corações outros que te abençoem a presença e te garantam as energias para que não falhes nas realizações edificantes para as quais te diriges. Seja qual for a provação que te assinale o caminho, jamais esmoreças. Mantém-te na confiança em Deus e espera por Deus, trabalhando e servindo na edificação do bem de todos, tanto quanto isso se te faça possível, porque Deus também confia, esperando por ti.

EMMANUEL Médium : Francisco Cândido Xavier Livro : Recado do Além Edição: IDEAL

Colaborador: Fabiana Nunes


ACOMPANHE O CHÁ DAS CINCO DE SEG A SEXT ÁS 17H EM NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK https://www.facebook.com/groups/173914369326581/ 
VOCÊ É NOSSO CONVIDADO ESPECIAL !!

Conversar

A palavra é um fio de sons carregado por nossos sentimentos; em razão disso aquilo que sentimos é o remoinho vibratório que nos conduzirá a palavra ao lugar certo que nos propomos atingir. Quando falamos, cada qual de nós apresenta o próprio retrato espiritual passado a limpo. Conversando, dialogamos; dialogando, aprendemos. Quem condena atira uma pedra que voltará sempre ao ponto de origem. As artes são canais de expressão derivados do verbo: a escultura é a palavra coagulada, a pintura é a palavra colorida, a dança é a palavra em movimento, a música é a palavra em harmonia; mas a palavra, em si, é a própria vida. Quando haja de reclamar isso ou aquilo, espere que as emoções se mostrem pacificadas; um grito de cólera, muitas vezes, tem a força de um punhal. Sempre que possa e quanto possa abstenha-se de comentar o mal; a palavra cria a imagem e a imagem atrai a influência que lhe diz respeito. Você falou, começou a fazer. Não fale na treva para que a treva não comece a caminhar por sua conta. Abençoadas serão as suas palavras sempre que você fale situando-se na posição dos ausentes ou no lugar dos que lhe ouvem a voz.

André Luiz.

Colaborador: Rita Baião 


ACOMPANHE O ENTRE AMIGOS EM NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK https://www.facebook.com/groups/173914369326581/ 
VOCÊ É NOSSO CONVIDADO ESPECIAL !!



LETREIROS VIVOS
André Luiz

Nas faixas mínimas da sua experiência cotidiana surge o roteiro humano que você representa para os outros. Os traços do semblante pintam-lhe o clima interior. Os seus objetos de uso pessoal compõem o edifício da sua simplicidade. A ordem dos seus afazeres indica-lhe o grau de disciplina. O cumprimento das suas obrigações denuncia-lhe o valor da palavra empenhada. O teor da amizade dos seus vizinhos, para com a sua pessoa, qualifica a sua capacidade de se fazer entendido. O diapasão da sua palestra dá o tom
da sua altura íntima. A segurança da sua opinião traduz a firmeza dos seus ideais. Os tecidos que lhe envolvem o corpo configuram-lhe o senso de naturalidade. As iguarias da sua mesa revelham-lhe o papel do estômago no mundo moral. A natureza do cuidado com o seu físico fala francamente de suas possíveis relações com a vaidade. O seu presente diz, para todos, o que você foi no passado e o que você será no porvir, com reduzidas possibilidades de erro. A uniformidade entre o movimento das suas idéias, dos seus conceitos e das suas ações disseca, à vista de todos, a fibra da sua vontade. Todas as criaturas que lhe partilham a existência lêem incessantemente os letreiros vivos que lhe estabelecem a verdadeira identidade nos panoramas da Vida, respondendo-lhe as mensagens inarticuladas com aversão ou simpatia, contentamento ou desagrado, conforme a sua plantação de bem ou mal. Do Livro O Espírito da Verdade.

 Psicografia de Francisco Cândido. Xavier

 Colaboração: Maria Aparecida Giraldi Moro


sexta-feira, 5 de junho de 2015



Momento Difícil 
 Há momentos em nossas vidas em que o mundo parece estar parado. Tudo parece estar distante de nós, ou quem sabe, nós parecemos estar distantes de tudo. Momentos onde nos sentimos vazio, mesmo estando rodeado de pessoas. Momentos onde nada parece ser tão importante, tudo parece ter perdido o seu sentido. As coisas parecem estar todas foras do lugar, no peito uma dor, um aperto, uma aflição sem um por quê aparente. Bate uma forte vontade de sumirmos. Uma falta de um algo que nem mesmo sabemos o que é. Um desejo muito forte de nos refugiar e nos reservar em um lugar isolado, distante, bem distante! Um desejo de se calar, uma vontade involuntária de chorar… De gritar… Neste momento os desesperos nos sobrevém com muita intensidade e parece ser mais forte que nós mesmos. Nossas forças se esgotam diante da “força” de nossas fraquezas! É difícil, muito difícil permanecer inabalável diante das circunstâncias adversas. Nessas horas, precisamos de uma palavra de conforto, mas tudo parece ser muito complexo, ninguém encontramos, pensamos estar a sós… Chegamos a pensar até que Deus está insensível aos nossos pedidos. As dificuldades parecem ser gigantes, poderosas, indestrutíveis. O nosso sorriso se esconde, perde seu brilho natural. E esses nossos olhos confinantes, nos entregam, demonstrando escancaradamente o que estamos passando. Hum, esses nossos olhos… Reveladores, eles não mentem. Mesmo que de nossos lábios saiam palavras contraditórias, as nossas realidades, esses nossos olhos nos entregam, não nos deixam mentir. Depois dos nossos olhos reveladores, vem o outro nosso grande revelador de segredos, o silêncio. Esse que é capaz de nos falar intimamente. Ele que às vezes fala mais do que muitas palavras, ele que vem acompanhado da tristeza, que nos faz calar, demonstrando a ausência de coisas e momentos bons a serem compartilhados e contados com entusiasmo. E em nós, só nos vem o pensamento de perder e o medo pelo porvir, um medo do amanhã, onde parece que nossos sonhos se frustraram, que jamais se realizaram… Nunca mesmo! As forças se acabam, o dia escurece e perde todo o seu esplendor. O sol parece não mais esquentar, a lua parece não mais iluminar, o caminho parece não ter fim. Em nossos caminhos os obstáculos aparecem ainda mais altos a cada novo passo. Os espinhos vem nos ferir, as pedras nos fazer tropeçar. Tropeçar e cair em um buraco profundo, para um lugar aparentemente sem fim, para um lugar escuro, frio, assustador, onde caímos e lá ficamos, até que alguém nos veja e nos socorra. Estando nós lá, após passarmos por tantas dificuldades e por provas intensas, é que paramos para analisar a cada situação minuciosamente, o lugar onde paramos para refletir sobre tudo que já se passou em nossas vidas… Aí então, concluímos que este buraco foi o melhor lugar por onde passamos. Mas como assim? Estamos neste buraco sim! Mas ainda não foi lançada terra sobre ele e se lançada, com ela podemos subir. Se a cada grão de terra lançada continuarmos em movimento, em busca da superfície, pisoteando sempre, jamais ficando parado, senão seremos assim soterrados! E enquanto isso, podemos perceber que todas as dificuldades não passaram de crescimento e amadurecimento para nossas vidas. Que as feridas que nos foram feitas não produziram morte, mas sim a vida. Que não abateram, mas exaltaram. Nos trouxeram lições de vida e nos mostraram que somos fortes o suficiente para superarmos tudo nesta vida. Que somos mais fortes do que imaginamos, que as dificuldades podem ser pedras de obstáculos ou degraus de uma escada, depende de como as encaramos. E refletimos que temos motivos muito maiores pra sorrir do que pra chorar. Que podemos ler tudo isto, ou seja, nós enxergamos, falamos, andamos, sentimos… Temos e podemos respirar ar puro e esbanjamos saúde perfeita. E percebemos o principal: que nada merecemos, mas que existe um ser que nos ama incondicionalmente, que nos perdoa sempre, com um amor e carinho inefável. E que nunca, jamais, nos deixou de oferecer tal amor, mesmo sendo nós imerecedores. Um que nos ama, sem má interpretação. Um que nos ama, sem pedir nada em troca, nada diante de tudo que nos oferece. Nenhum absurdo em merecimento do seu amor, deste amor maravilhoso que ele nos concede! Amor sem injustiças, ciúmes, amor este sem sombra ou variações de dúvidas. Aquele que nos amou primeiro, que nos amou e pronto! E de volta só nos pediu uma coisa: “Aceite meu Amor”. Cabe a nós, somente a nós, sermos justo e gratos a Ele, a este que nos oferece de bom grado, imerecidamente tamanho amor. Aceitar ou não o seu pedido, aceitar ou ignorá-lo, ai é conosco. O que eu e você estamos esperando? Ele é o refúgio eterno, socorro bem presente, amigo fiel, aquele que tem amor inexplicável para nos dar, amor incondicional, maravilhoso, forte. Você já viu ou ouviu amor maior que este? Creio que não. Duvido muito, pois não existe. Ele deu a vida por mim e por você! Em meio a todos os momentos difíceis ele te diz: Estarei contigo todos os dias até à consumação dos séculos. Não temas, porque eu estou contigo! Chamei-te pelo teu nome. Tú és meu. Se passares pelas águas, estarei contigo e quando passares pelos rios, eles não te submergirão. Quando passares pelo fogo, a chama não arderá em ti.


Eddie Gomes Rocha 

Todos que habitamos esse planeta de dor trazemos nossas culpas do passado, por isso é prudente a reconciliação com os inimigos, o perdão, e a purificação pelo amor. Cristo ilumina os passos de quem puder segui-lo na senda do sacrifício, do serviço ao próximo, do altruísmo, e da entrega a Deus. E se assim for, não haverá mais dores, nem enfermidades, nem amarguras, nem morte por que a Terra se converterá em Céu, e tudo se transformará em bem aventurança, para os que amarem seu próximo como ama a si mesmo. É verdade que a ambição, o orgulho, o egoísmo e a degradação sensual põem sombras em nossa alma e cadeado em nosso coração; que o amor de Jesus vibre em nosso coração como luz que nunca se extingue, nem se apague pelas tempestades da vida! Tomemos, pois, a iniciativa de apagar as paixões em nosso íntimo, pagando nossas dívidas morais com paciência e resignação, pedindo perdão ao Pai Eterno pelos nossos erros e fragilidade, e Deus que é amor e nos ama com infinita solicitude ouvirá nosso pedido, e preparará em nosso caminho as condições de redenção! Digamos com o coração: Que nossa promessa de hoje seja sagrada, que a Fé, o Amor, e o Perdão, nos guiem, e que Jesus seja o inspirador de nossa conduta, e o exemplo a ser seguido, e a luz a nos guiar na vida! E no amor do Cristo vistamos a túnica cinza da humildade, limpemos nosso coração de prejuízos, aceitemos os percalços da existência com serenidade e resignação e confiemos no amor do Senhor de Eterna Misericórdia! E assim ressurgirá a primavera dadivosa com o amor a florescer no coração, e a mão do Cristo a nos guiar na vida!

 PAZ E LUZ!


Eddie Gomes Rocha


Aparências
Não acuse o irmão que parece mais abastado. Talvez seja simples escravo de compromissos. Não condene o companheiro guindado à autoridade. É provável seja ele mero devedor da multidão. Não inveje aquele que administra, enquanto você obedece. Muitas vezes, é um torturado. Não menospreze o colega conduzido a maior destaque. A responsabilidade que lhe pesa nos ombros pode ser um tormento incessante. Não censure a mulher que se apresenta suntuosamente. O luxo, provavelmente, lhe constitui amarga provocação. Não critique as pessoas gentis que parecem sinceras, à primeira vista. Possivelmente, estarão evitando enormes crimes ou grandes desânimos. Não se agaste com o amigo mal-humorado. Você não lhe conhece todas as dificuldades íntimas. Não se aborreça com a pessoa de conversação ainda fútil. Você também era assim quando lhe faltava experiência. Não murmure contra os jovens menos responsáveis. Ajude-os quando estiver ao seu alcance, recordando que você já foi leviano para muita gente. Não seja intolerante em situação alguma. O relógio bate incessante, e você será surpreendido por inúmeros problemas difíceis em seu caminho e no caminho daqueles que você ama.

 _André Luiz_

Colaborador: Alessandra Robis


~ CHÁ DAS CINCO ~ MENSAGENS E CASOS DE CHICO XAVIER ~
SAIBAMOS PENSAR 
Se pretenderes receber a luz dos anjos para viver em paz entre os homens, observa como pensas, a fim de que a sombra de ontem não te anule a esperança de hoje. Cada dia é frente movimentada na luta silenciosa, em que nos cabe entronizar na consciência aquela vitória espiritual sobre nós mesmos, capaz de assegurar-nos a suspirada penetração na Vida Celeste. Hora a hora, aprendamos a pensar com o bem, pelo bem, junto do bem, através do bem e estendendo o bem, a fim de que venhamos a errar menos, diante das leis que nos regem. Observando o irmão transviado, que a convenção apelida por malfeitor, mentaliza-lhe a recuperação que o integrará na comunidade das criaturas úteis e auxilia-o quanto possas. Perante a irmã que se fez infeliz na conceituação dos outros, reflete no esforço que o seu valor feminino despendeu para ser nobre e digna e estende-lhe mão fraterna. Ante o delinquente que se transformou em réu da justiça, medita na batalha indefinível que o companheiro desventurado terá vivido em si próprio, antes de render-se à tentação e ampara-o com os recursos ao teu alcance. Não cubras teus olhos com o crepe do pessimismo, nem envolvas réus no gelo da indiferença. Aprende a pensar para o bem para que o bem te ensine a ver e a servir. Onde o mundo situa o aviltamento e a corrupção, a falência e a queda, o pensamento reto descobre sonhos malogrados e aspirações desfeitas que a tempestade da ignorância e da penúria destruiu. Não te confies às sugestões da tristeza e do desânimo, da crueldade e da maldição. Passa auxiliando e sentirás no irmão da estrada a continuação de ti mesmo. E, acendendo a luz da confiança e da bondade em torno dos próprios pés, guardarás a mente invulnerável à influência das trevas, convertendo o próprio espírito em vaso sagrado no qual o pensamento nobre, recolhido com limpidez e segurança, transformar-te-á a existência em estrela, brilhando na Terra em abençoada antecipação ao Reino de Deus.


 Médium: Chico Xavier Espírito: Emmanuel.
Colaborador: Mari Ferreira