quinta-feira, 7 de maio de 2015

COMO O ESPIRITISMO VÊ A BIBLIA
BÍBLIA E EVANGELHO - José Herculano Pires nos dá uma noção muito boa a respeito da Bíblia e do Evangelho publicadas Por ele próprio no extinto “Diário de São Paulo”.

BÍBLIA - Quer dizer simplesmente o Livro – é na verdade uma biblioteca, reunindo os diversos livros da religião hebraica. Escritos por vários autores. São 42 livros. Foram todos escritos em hebraico e aramaico e traduzidos mais tarde para o latim, por São Jerônimo, na conhecida vulgata latina, no século quinto da nossa era. As igrejas católicas e protestantes reuniram a esse livro os Evangelhos de Jesus, dando o nome geral de Novo Testamento. EVANGELHO Como se costuma dizer: O Novo Testamento, não pertence de fato à Bíblia. É outro livro, escrito muito mais tarde ( dois mil anos depois), por outros escritores( Marcos, Mateus, Lucas e João e outros) sobre a vida de Jesus e seus ensinos. O Evangelho é a codificação da segunda revelação cristã. O Evangelho de Jesus traz uma nova mensagem, substituindo o deus-guerreiro da Bíblia pelo deus-amor do Sermão da Montanha. A nova religião dos Evangelhos é designada como cristianismo, porque vem do ensino do Cristo. O ESPIRITISMO A Bíblia anunciava o advento do Cristo. Assim também nas páginas do Evangelho é anunciado o advento do Espírito de Verdade. E este se Deu com a codificação do Livro dos Espíritos. Essa revelação se chama Espiritismo. Sua finalidade é esclarecer os ensinos anteriores, de acordo com a mentalidade moderna, já suficientemente arejada e evoluída para entender as alegorias e símbolos contidos na Bíblia e no Evangelho.
DEVEMOS CONCLUIR QUE A BÍBLIA ESTÁ ERRADA? Não; mas que os homens se enganaram na sua interpretação. (Kardec e Herculano Pires) Devemos reconhecer na Bíblia a sua natureza profética (ou seja: mediúnica), encerrando a Iª Revelação ( Moisés). Com a vinda de Jesus à Terra, define-se a 2ª Revelação. E a 3ª Revelação com a codificação do Livro dos Espíritos. REVELAÇÃO Revelar significa ensinar. Na verdade a Bíblia é a história do povo Hebreu e do povo Judeu. É uma mistura da vida comum desse povo com a dos seus afazeres do dia-a-dia com religião, como consta em Deuteronômio, a orientação recebida pelo povo de espírito que se dizia Deus. ( Jeová ou Javé) Segundo Herculano Pires era o Espírito guia da família de Abraão. Mas todo bom Espírita precisa conhecer a Bíblia, seu conteúdo é de muita importância na história do Cristianismo. Porque falamos isso, porque Jesus está conectado a essa figura do passado de Israel que é Abraão, um pagão da cidade de Ur dos Caldeus, que recebe um sinal do Senhor (seu espírito guia) para deixar a sua terra, sua parentela, a casa de seu pai, para ir em busca de outra terra a qual o Senhor o guiaria. E disse ainda o Senhor, far-te-ei uma grande nação, e abençoar-te-ei, e engrandecerei o teu nome( Gên: Cap. 12:2,3,5). E partiu Abraão e Ló seu sobrinho e vieram à terra de Canaã. Como descendente de Abraão, Jesus promulga , em definitivo a benção de Deus sobre todas as nações da Terra. Ou seja, Jesus concretiza a promessa feita a Abraão.

Resumo do Livro COMO O ESPIRITISMO VÊ A BÍBLIA, por J. Herculano Pires.

Colaboração: Maria aparecida Giraldi Moro


Nenhum comentário:

Postar um comentário