sábado, 22 de outubro de 2011

Ser Médium...



Um dos maiores equívocos que ainda se encontra entre os simpatizantes da Doutrina dos Espíritos esta justamente na Mediunidade. Muitos ainda julgam que Mediunidade é um Dom concedido e não uma faculdade inerente do próprio Ser. Não raro muitas vezes se nota pessoas que de certa forma se julgam especiais e destacadas dos demais porque simplesmente são médiuns, e quando indagadas sobre o que realmente é ser médium, não sabem explicar, apenas que são médiuns e por isso são especiais.
Se mediunidade fosse um Dom, logicamente teríamos que ter uma nova classe de pessoas especiais que foram tocadas e agraciadas por Deus para ser a porta vozes das esferas espirituais. Ou seja: uma nova filosofia dentro da própria Doutrina dos Espíritos, tipo: Espíritos Médiuns, o que soa um tanto irracional e pueril. O que infelizmente para muitos bem que poderia ser assim; somente que ao alimentarem este pensamento de que são especiais, acabam por fascinarem-se e se obsidiarem sendo joguetes de Espíritos levianos e zombeteiros. Muitas vezes se ouve com freqüência: Sou médium; por isso sei de tudo...
E surgem realmente classes especiais que distorcem os ensinamentos da Doutrina, tais como: os que lêem cartas, consultam astros, e dentro da própria Doutrina sempre há aquele médium especial que oferecem consultas gratuitas. Quando não os que dizem psicografar mensagens, livros com nomes importantes sem saberem que estão sendo ludibriados. No entanto, a cegueira já e quase total que o bordão será o de sempre: Sou Médium; sei de tudo...
Agem assim porque, segundo Kardec: todo aquele que sente em grau maior, ou menor a presença dos Espíritos, é médium. E nem será preciso dizer que Kardec com isso quis dizer que Mediunidade não é privilegio e nem dom, é uma faculdade inerente que todo ser tem consigo, grosso modo, uns mais sensíveis outros ainda no desenvolvimento da sensibilidade. Juntando o fato de que, no montante de nossos erros e ilusões a mediunidade acaba por ser a uma forma de Caridade mais eficaz e pratica no auxilio daqueles que um dia negligenciamos auxilio e amparo. Justo que agora, através da mediunidade, recapitulemos estas lições que por descuido ignoramos.
Na realidade, quem alardeia que é Médium se colocando no ar piedoso dos privilegiadas demonstram maior soma de ignorância porque recusam estudar e conhecer o que é ser médium e perder assim o foco de atenção na carência afetiva que escondem.
Pois ser Médium nada mais é do que ser irmãos de todos em humildade e amor auxiliando e sendo auxiliado no intercambio do Espiritual com o Físico, sem para isso ser preciso ser especial ou ter o dom da mediunidade.
Arraial Espírita

Nenhum comentário:

Postar um comentário