quinta-feira, 21 de julho de 2016

O que é o Evangelho no Lar ?



O EVANGELHO NO LAR 
É a reunião fraterna dos componentes do lar, sob o amparo de Jesus.

São objetivos do Evangelho do Lar: 
* bem compreender e sentir o Evangelho, a fim de melhor exemplificá-lo;

* criar o hábito salutar de reuniões evangélicas no lar, no intuito de despertar e acentuar o sentimento de fraternidade que deve existir entre as criaturas;

* melhorar a proteção do lar, através do cultivo dos bons pensamentos, ensejando a afluência dos Mensageiros do Bem;

* obter amparo necessário que possibilite a superação das dificuldades materiais e espirituais, em consonância com a recomendação “Orai e Vigiai”, ensinada por Jesus;

* unir sempre mais os participantes do Lar, propiciando uma vivência mais amorosa.


COMO FAZER O EVANGELHO NO LAR?

1. Escolha o dia de sua preferência. Sugerimos um dia de fácil memorização, por exemplo, segunda ou sexta-feira.
2. Escolha um aposento silencioso e agradável da casa, de preferência a sala de jantar, e que esteja com os aparelhos eletro-eletrônicos desligados.
3. Coloque uma jarra com água sobre a mesa, para fluidificação. Na falta dessa podem ser utilizados copos, qualquer um, em número correspondente aos integrantes do Evangelho.
4. Sentar-se à mesa sem alarde e sem barulho.
5. Fazer a prece de abertura, a que toque mais fundamente o sentimento familiar. Pode ser uma prece pronta ou uma prece espontânea, o importante é, repetimos, o sentimento da fé e a confiança na Proteção Divina.
6. Após, fazer uma leitura breve de O Evangelho Segundo o Espiritismo. Comentar com palavras próprias o trecho lido. No início poderá existir certa timidez mas, com o correr do tempo, os comentários surgirão espontaneamente pois que os Espíritos amigos estarão auxiliando na compreensão dos textos selecionados.
7. Os demais integrantes poderão tecer comentários também, caso o desejem, mesmo que estes levem a assuntos pessoais e/ou a diálogos, naturalmente que sempre pertinentes ao tema em foco. O Evangelho no Lar é antes de tudo uma reunião de Espíritos reencarnados no mesmo ambiente, buscando através da prece, da elevação de pensamentos e do diálogo fraterno, o amparo e o auxílio do Mais Alto para seus problemas e necessidades. Não deve ser jamais solene ou ritualístico, com palavras e movimentos decorados a lembrar missas e demais cultos.
8. Para incentivar a participação dos filhos ou demais membros, com exceção do pequeninos, é conveniente pedir que leiam mensagens espíritas, para reflexão do grupo. Incentivar também, com carinho, o comentário após a leitura. Sugerimos aqui os livros Fonte Viva e/ou Pão Nosso, de Emmanuel, Agenda Cristã e/ou Sinal Verde, de André Luiz.
9. Proferir a prece de encerramento e rogar, como exemplo, pela paz, harmonia, saúde e felicidade dos membros da reunião e de todos com os quais convivem. Desejando, rogar também pelos doentes, desamparados e infelizes da Terra. Por último, pedir a bênção de Deus para os familiares desencarnados, sem temor. A lembrança da prece alegra e pacifica os que partiram.
10. É completamente desaconselhável qualquer manifestação mediúnica durante o Evangelho no Lar.
11. Servir, após a prece de encerramento, a água fluidificada.
12. Tempo: o necessário para a família. Sugerimos uma reunião de 15 a 30 minutos. Música: sim, se for do agrado de todos. Sugerimos música instrumental, em volume baixo.

Elaborado pelo Instituto André Luiz
Site Espírita André Luiz - www.institutoandreluiz.org

“Quando o Evangelho penetra o lar, o coração abre mais facilmente a porta ao Mestre Divino.” Emmanuel

Ação de paz
No teu círculo de amigos não faltam aqueles que cultivam a violência, a arrogância, o espírito perturbador… Bulhentos, irrequietos, gostam de promover desordens, sempre armados contra tudo e todos. Cuidado com eles! Aconselham a anarquia, estimulam as arruaças, encorajam a malquerença. Não te inspires na sua poluição mental, responsável pelo seu comportamento alienado. Trata-os com gentileza, no entanto, poupa-te à sua convivência malfazeja. Eles são cansativos pela instabilidade e exaurem aqueles que os cercam, em razão da agressividade em que se debatem. * * * Há quem aconselhe revide a qualquer ofensa; reproche a toda insinuação; respostas ácidas às provocações… O fogo não se acaba, quando se lhe atira combustível. Assim também acontece com o mal. A única alternativa é a que decorre da ação do bem, que apaga as labaredas da violência e estabelece a paz na qual o progresso se firma. * * * És instrumento da vida, para a tua e a felicidade geral. Esparze alegria, sem fomentar o pandemônio. Irradia dignidade, sem carantonha ou simulação sisuda. Favorece a paz, sem pieguismo ou receio da perturbação. Tua realidade íntima, tua forma de vida pessoal. Vive em paz, e apazigua todos quantos se acerquem de ti.



Joanna de Ângelis Psicografia de Divaldo Pereira Franco.
Colaborador: Sumaia Nogueira


236. Pela sua natureza especial, os mundos transitórios se conservam perpetuamente destinados aos Espíritos errantes?
“Não, a condição deles é meramente temporária.”

a) - Esses mundos são ao mesmo tempo habitados por seres corpóreos?
“Não; estéril é neles a superfície. Os que os habitam de nada precisam.”

b) - É permanente essa esterilidade e decorre da natureza especial que apresentam? 
“Não; são estéreis transitoriamente.”

c) - Os mundos dessa categoria carecem então de belezas naturais?
 “A Natureza reflete as belezas da imensidade, que não são menos admiráveis do que aquilo a que dais o nome de belezas naturais.”

d) - Sendo transitório o estado de semelhantes mundos, a Terra pertencerá algum dia ao números deles? 
“Já pertenceu.”

e) - Em que época?
“Durante a sua formação.”


A.K.: Nada é inútil em a Natureza; tudo tem um fim, uma destinação. Em lugar algum há o vazio; tudo é habitado, há vida em toda parte. Assim, durante a dilatada sucessão dos séculos que passaram antes do aparecimento do homem na Terra, durante os lentos períodos de transição que as camadas geológicas atestam, antes mesmo da formação dos primeiros seres orgânicos, naquela massa informe, naquele árido caos, onde os elementos se achavam em confusão, não havia ausência de vida. Seres isentos das nossas necessidades, das nossas sensações físicas, lá encontravam refúgio. Quis Deus que, mesmo assim, ainda imperfeita, a Terra servisse para alguma coisa. Quem ousaria afirmar que, entre os milhares de mundos que giram na imensidade, um só, um dos menores, perdido no seio da multidão infinita deles, goza do privilégio exclusivo de ser povoado? Qual então a utilidade dos demais? Tê-los-ia Deus feito unicamente para nos recrearem a vista? Suposição absurda, incompatível com a sabedoria que esplende em todas as suas obras e inadmissível desde que ponderemos na existência de todos os que não podemos perceber. Ninguém contestará que, nesta ideia da existência de mundos ainda impróprios para a vida material e, não obstante, já povoados de seres vivos apropriados a tal meio, há qualquer coisa de grande e sublime, em que talvez se encontre a solução de mais de um problema.


ACOMPANHE LIÇÕES EM NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK https://www.facebook.com/groups/173914369326581/
VOCÊ É NOSSO CONVIDADO! 

Esperança Constante

 O pessimismo é uma espécie de taxa pesada e desnecessária sobre o zelo que a responsabilidade nos impõe, induzindo-nos à aflição inútil. Atenção, sim. Derrotismo, não. Para que nos livremos de semelhante flagelo, no campo íntimo, é aconselhável desfixar o pensamento, muitas vezes, colado a detalhes ainda sombrios da estrada evolutiva. Para que sustente desperto o entendimento, quanto à essa verdade, recordemos as bênçãos que excedem largamente às nossas pequenas e transitórias dificuldades. É inegável que o materialismo passou a dominar muita gente, perante o avanço tecnológico da atualidade terrestre: contudo existem admiráveis multidões de criaturas, em cujos corações a fé se irradia por facho resplendente, iluminando a construção do mundo novo. As enfermidades ainda apresentam quadros tristes nos agrupamentos humanos; no entanto, é justo considerar que a ciência já liquidou várias moléstias, dantes julgadas irreversíveis, anulando-lhes o perigo com a imunização e com as providências adequadas. Destacam-se muitos empreiteiros da guerra, tumultuando coletividades; todavia, os obreiros da paz se movimentam em todas as direções. Muitos lares se desorganizam; mas outros muitos se sustentam consolidados no equilíbrio e na educação, mantendo a segurança entre os homens. Grande número de mulheres se ausenta da maternidade; entretanto, legiões de irmãs abnegadas se revelam fiéis ao mais elevado trabalho feminino no Planeta, guardando-se na condição de mães admiráveis no devotamento ao grupo doméstico. Os processos de violência aumentam, quase que em toda parte; ampliam-se, porém, as frentes de amor ao próximo que os extinguem. Anotando as tribulações que se desdobram no Plano Fiasco, não digas que o mundo está perdido. Enumera as bênçãos de Deus que enxameiam, em torno de ti. E se atravessas regiões de trevas, que se te afiguram túneis de sofrimento e desolação, nos quais centenas ou milhares de pessoas perderam a noção da luz, é natural que não consigas transformar-te num sol que flameje no caminho para todos, mas podes claramente acender um fósforo de esperança.


Emmanuel - Do livro: Atenção, Médium: Francisco Cândido Xavier


ACOMPANHE O CHÁ DAS CINCO ÁS SEG QUA E SEXT ÁS 17H EM NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK https://www.facebook.com/groups/173914369326581/
VOCÊ É NOSSO CONVIDADO! 


Modos Desagradáveis

"Manejar portas a pancadas ou pontapés. Arrastar móveis com estrondo sem necessidade. Censurar os pratos servidos à mesa. Sentar-se desgovernadamente. Assoar-se e examinar os resíduos recolhidos no lenço, junto dos outros, esquecendo que isso é mais fácil no banheiro mais próximo. Bocejar ruidosamente enquanto alguém está com a palavra. Falar como quem agride. Efusões afetivas exageradas, em público. Interromper a conversação alheia. Não nos esqueçamos de que a gentileza e o respeito, no trato pessoal, também significam caridade. "


(Sinal Verde - André LUiz)
Colaborador: Alessandra Robis


ACOMPANHE O ENTRE AMIGOS EM NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK https://www.facebook.com/groups/173914369326581/
VOCÊ É NOSSO CONVIDADO! 

quarta-feira, 6 de julho de 2016



O famoso méduim Chico Xavier afirmou que quando o homem pisou na Lua, em 20 de julho de 1969, aconteceu uma reunião com as potências celestes do sistema solar para verificar o avanço da sociedade humana no planeta Terra. Nela, a humanidade ganhou um prazo de 50 anos para evoluir moralmente e viver em paz, sem provocar a Terceira Guerra Mundial. Diversos fatos e conexões históricas, agora, apontam que a data limite está próxima, promovendo a reflexão sobre a grandeza do universo e que a posssibilidade do surgimento de uma nova era é cada vez maior.

Um Amor de RENÚNCIA" no Teatro Ruth Escobar



Um Amor de RENÚNCIA" no Teatro Ruth Escobar!
AGORA MAIS CEDO!! 
Sábados de Julho, às 19:30h

Venha se apaixonar e se emocionar com Alcíone e Carlos, nesta linda adaptação do maior clássico de Chico Xavier.

Endereço: Rua dos Ingleses, 209 - Bela Vista
(11) 3251-4881

Adquira seu ingresso pelos sites www.ingresso.comwww.ingressorapido.com.br
E atenção clientes Itaúcard, desconto exclusivo atraves do site www.compreingressos.com
 — em  Teatro Ruth Escobar.

ENCONTRO PAULISTA DA ÁREA DE ESTUDOS DO ESPIRITISMO


No dia 24 de julho de 2016, a USE realizará o Encontro Paulista da Área de Estudos do Espiritismo (AEE), das 8h às 17h. Serão 8 cidades sedes, uma delas perto de você, pois tudo foi organizado visando facilitar o acesso, de modo que não precise viajar mais de 150 km.
O Encontro terá realização simultânea em: Araçatuba, Itapeva, Marília, Mauá, Rio Claro, São Joaquim da Barra, São José dos Campos, Sorocaba.
As inscrições já estão abertas e podem ser feitas diretamente no portal USE (www.usesp.org.br), com um click sobre cartaz, ou acessando o hotsite do encontro em:
http:/encontropaulistaae.wix.com/encontropaulista-aee
Mais informações também podem ser obtidas diretamente na Secretaria da USE, pelo telefone 11 2950-6554 ou ainda pelo e-mail encontropaulista.aee@gmail.com.
O custo é de R$ 25,00 e inclui almoço e todo o material a ser utilizado nas oficinas.
A programação está abaixo e também disponível no hotsite do evento:
08h00    Recepção
09h00    Abertura – Apresentação Área de Estudos do Espiritismo e Metodologia de Estudo
10h10    Oficina (*)
11h10    Oficina (*)
12h00    Almoço
13h00    Oficina (*)
14h00    Comunicação Interpessoal – 1a PARTE
15h00    Intervalo
15h30    Comunicação Interpessoal – 2a PARTE
16h30    Encerramento
(*) Nas oficinas, serão apresentados, concomitantemente em três salas, os programas de estudos: ESDE – Estudo Sistematizado da Doutrina Espírita; EADE – Estudo Aprofundado da Doutrina Espírita e MEP – Mediunidade – Estudo e Prática. Os presentes, de forma alternada, participarão de todas as oficinas.

OS ÓCULOS
João de Deus.

Descuidada, a pequenita, Face rósea de romã, Revirava, buliçosa, Os óculos da mamã. Vidro aos olhos, contemplando A região colorida, Demonstrando-se assustada, Exclama, surpreendida: – “Oh! mamãe,‘ tudo está negros Que enorme transformação!... Parece que toda a casa Está pintada a carvão.” Muita aflita, retirando O vidro de cor escura, A pequenina observa Mais tranqüila, mais segura : – “Agora, sim... Tudo claro, O armário, a mesa, o jarrão... Que alívio, mamãe querida, Ver as coisas tais quais são!” – “Vês, filha? – diz-lhe a mãezinha, Que buscava meditar, – Na vida, tudo depende Do modo de analisar. Quem aplique aos próprios olhos O vidro do pessimismo, Envolve-se em densas trevas, Projetando-se no abismo.


” Do livro “Coletâneas do Além”. Psicografia de Francisco Cândido Xavier. Espíritos Diversos.


Perante os Outros

"Nunca desestime a importância dos outros. Frequentemente só pensamos na crítica com que os outros nos possam alvejar, esquecendo-nos de que é igualmente dos outros que recebemos a força para viver. O auxílio ao próximo é o seu melhor investimento. Valorize os outros, a fim de que os outros valorizem você. Pense nos outros, não em termos de angelitude ou perversidade, mas na condição de seres humanos com necessidades e sonhos, problemas e lutas semelhantes aos seus. Se a solidão valesse, as Leis de Deus não fariam o seu nascimento na Terra entre duas criaturas, convertendo você em terceira pessoa para construir um grupo maior.


"(Sinal Verde - André Luiz)


A Bagagem 

Quando sua vida começa, você tem apenas uma mala pequenina de
mão. A medida em que os anos vão passando, a bagagem vai aumentando porque
existem muitas coisas que você recolhe pelo caminho, por pensar que são
carregar tantas coisas, pesa demais, então você pode escolher: ficar sentado a
importantes. A um determinado ponto do caminho começa a ficar insuportável
passarem por ali já terão sua própria bagagem. Você pode ficar a vida inteira
beira do caminho, esperando que alguém o ajude, o que é difícil, pois todos que
Você começa tirando tudo para fora... veja o que tem dentro: Amor, Amizade, nossa!
esperando, ou você pode aliviar o peso, esvaziando a mala. Mas, o que tirar? Tem bastante, curioso, não pesa nada. Tem algo pesado. Você faz força para
dentro da mala . Mas você puxa-o para fora com toda a força, e no fundo da mala
tirar, era a Raiva - como ela pesa! Aí você começa a tirar, tirar e aparecem a Incompreensão, Medo, Pessimismo. Nesse momento, o Desânimo quase te puxa pra
dentro da mala de novo tira pra fora um monte de Tristeza. Agora, você vai ter
aparece um Sorriso, que estava sufocado no fundo da sua bagagem. Pula para fora outro sorriso e mais outro, e aí sai a Felicidade... Aí você coloca as mãos que procurar a Paciência dentro da mala, pois vai precisar bastante. Procure
pronta para ser arrumada de novo. Mas, pense bem o que vai colocar dentro da
então o resto: a Força, Esperança, Coragem, Entusiasmo, Equilíbrio, Responsabilidade, Tolerância e o Bom e Velho Humor. Tire a Preocupação também. Deixe de lado, depois você pensa o que fazer com ela. Bem, sua bagagem está mala de novo. Agora é com você. E não se esqueça de fazer essa arrumação mais
novamente.
vezes, pois o caminho é MUITO, MUITO LONGO, e sua bagagem, poderá pesar


(Autor desconhecido)


Colaborador Eddie G. Rocha

Não há dor sem causa e nem lágrimas sem procedência justa. Nossos obstáculos de agora foram tecidos por nós mesmos. Tenhamos, pois, a coragem de eliminá-los a golpes de esforço próprio, buscando na caridade a luz acesa para o nosso roteiro da ascensão. Recordações aflitivas nos possuem a alma, diante do pretérito próximo. Sofrimentos incontáveis marcaram a nossa passagem sobre a Terra de séculos passados e hoje não nos cabe senão aceitar o resultante de nossos compromissos na Vida Espiritual.
Obra: CARTAS DO CORAÇÃO FRANCISCO CÂNDIDO XAVIER


ACOMPANHE O CHÁ DAS CINCO EM NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK ÁS SEG QUAR E SEX DAS 17 ÁS 18h https://www.facebook.com/groups/173914369326581/?ref=bookmarks 
VOCÊ É NOSSO CONVIDADO

Melindres

Não permita que suscetibilidades lhe conturbem o coração. Dê aos outros a liberdade de pensar, tanto quanto você é livre para pensar como deseja. Cada pessoa vê os problemas da vida em ângulo diferente. Muita vez, uma opinião diversa da sua pode ser de grande auxílio em sua experiência ou negócio, se você se dispuser a estudá-la. Melindres arrasam as melhores plantações de amizade. Quem reclama, agrava as dificuldades. Não cultive ressentimentos. Melindrar-se é um modo de perder as melhores situações. Não se aborreça, coopere. Quem vive de se ferir, acaba na condição de espinheiro.


(Sinal Verde - André Luiz)


ACOMPANHE O ENTRE AMIGOS EM NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK https://www.facebook.com/groups/173914369326581/
VOCÊ É NOSSO CONVIDADO