sábado, 25 de setembro de 2010

A EVOLUÇÃO DO SER

 

 

 

Dr. Alírio de Cerqueira Filho

A evolução do ser humano acontece lenta e gradualmente. O processo evolutivo, dentro do enfoque psicológico transpessoal, ocorre em três estágios:
CONSCIÊNCIA DE SONO - Sem sonhos - Com sonhos
CONSCIÊNCIA DESPERTA
CONSCIÊNCIA CÓSMICA
Nas primeiras fases do seu desenvolvimento predomina aquilo que denominamos consciência de sono. O sono aqui é utilizado no sentido metafórico. Este estágio caracteriza-se por ser sub-dividido em duas fases: Sono sem sonhos e Sono com sonhos.

A CONSCIÊNCIA DE SONO SEM SONHOS é a fase na qual o Ser humano leva uma vida basicamente instintiva. Nesta fase ele é um Ser fisiológico que se alimenta, trabalha para subsistência, faz sexo e dorme. Apenas os fenômenos orgânicos fisiológicos estão em evidência, assim mesmo sem o conhecimento da consciência, tais como a respiração, digestão, reprodução, circulação sangüínea, sono,etc.
A Consciência funciona como se estivesse anestesiada, ela não tem ação lúcida sobre os acontecimentos em torno da própria existência. A evolução se dá lentamente pois falta a vontade ativa do indivíduo em evoluir da fase instintiva para o início da razão. Existe um grande número de indivíduo em nossa sociedade que ainda tem estas características bastante primitivas, mas como todo a população do planeta está evoluindo a tendência da maioria é estar na próxima fase.

A CONSCIÊNCIA DE SONO COM SONHOS é a fase em que o ser começa a se desenvolver para a inteligência e a razão e, na qual inicia a nutrir sentimentos passionais. O ser humano lentamente libera os clichês mentais e incorpora-os à realidade, ele já começa a ensaiar uma percepção do seu mundo íntimo, da forma como ocorre a sua vida.
Psicologicamente o Ser se caracteriza por um comportamento egóico infantil ou , no máximo, infanto-juvenil no qual o egocentrismo é o fator predominante. Nesta fase os sentimentos são nitidamente passionais, fato que arrebata o indivíduo em direção ao outro, despertando o desejo e a posse do outro.
É nesta fase que o indivíduo vai se apercebendo, lentamente, da razão de sua vida, começando a nutrir um certo tédio pela vida puramente fisiológica e buscando sonhar com uma vida diferente, que tenha um sentido. Porém como a vontade de mudar é ainda débil ele sonha com esta nova vida, mas facilmente volta a gir conforme a determinação do egocentrismo infantil, continuando com uma vida fisiológica e passional. Isto tende a perdurar até que mais maduro, o tédio que esta vida causa se torna intenso e ele passa para a próxima fase.

A CONSCIÊNCIA DESPERTA é a fase em que a vida do Ser Humano passa a ter um sentido verdadeiro. O desenvolvimento da consciência atinge um nível no qual a determinação pessoal, aliada à vontade de mudar para adquirir valores transcendentes, conduz o Ser aos ideiais de enobrecimento, à descoberta da finalidade da sua existência, às aspirações do que lhe é essencial, ao auto-encontro, à realização total. Ocorre a identificação consigo mesmo em essência, com o Eu profundo, realizando a harmonia íntima com os ideais superiores, seu real objetivo psicológico existencial.
É a fase do amadurecimento das relações humanas, em que ele vai lentamente se libertando do egoísmo e do egocentrismo, tornando-se independente do outro, para, através do amor incondicional altruístico, possibilitar uma interdependência na qual a relação com o outro se torna harmônica, pois é fruto de uma relação de harmonia consigo mesmo.
Ao atingir este estágio o Ser Humano que ansiava por conquistar a felicidade através de atitudes exteriores, do ter e fazer coisas, a encontra em si mesmo, pois esta é fruto do amadurecimento, daquele Ser que já sabe o que quer, possuindo ideais superiores, e com isso deixa de vegetar para viver a vida pujante que ele encontra dentro de si através da prática do amor.
Ainda são poucas as pessoas que buscam despertar para esta realidade, porque para isso são necessários muito esforço, vontade, determinação e coragem para se conquistar aquilo pelo qual se deseja, que é uma vida mais plena e feliz.
Mas é com muita alegria que percebemos muitas pessoas desejando realmente uma mudança para esta fase. Com certeza no próximo milênio(atual) participaremos desse despertar de toda a humanidade para este nível  de conciência.

A CONSCIÊNCIA CÓSMICA é o estágio final a ser atingido por todo ser humano.
Após estagiar longamente pela fase anterior em milênios de evolução, nas várias vidas sucessivas ele lentamente vai superando os conflitos motivados pelo orgulho, egoísmo, egocentrico, enfim não se identificando e transmutando o ego, pelo esforço e determinação na aquisição do conhecimento e do amor até que atinja o estado de perfeita comunhão, através da sua iluminação, com a GRANDE CONSCIÊNCIA CÓSMICA CRIADORA DA VIDA.
Nesta fase a humanidade terrena teve poucas pessoas que podemos afirmar com certeza estão neste estágio de consciência. Podemos citar alguns poucos nomes que se destacaram na história da humanidade por estar neste estado: Jesus Cristo; Buda, Chrisna, Lao-tzé, Confúcio, Sócrates.
Para concluir que no processo de evolução do Ser Humano é fundamental o desenvolvimento da vontade, pois a partir do estágio de sono com sonhos, ela desempenha um papel relevante na busca de uma consciência cada vez maior perante a vida, propiciando ao indivíduo com o seu aprimoramento constante uma maior cota de felicidade e plenitude.


Nenhum comentário:

Postar um comentário