Se as diatribes nenhum prejuízo
lhe acarretaram, é que os que o estudaram em suas legítimas fontes o
reconheceram muito diverso do que o tinham figurado. Algumas pessoas, sem
dúvida, esperam encontrar aqui uma resposta a certos ataques, bem pouco
circunspectos, dos quais a Sociedade, nós pessoalmente, e os partidários do
Espiritismo em geral foram objetos nestes últimos tempos. Rogamos desejarem se
reportar ao nosso artigo sobre a polêmica espírita, colocado na cabeça do nosso
número de nov
embro último, onde fizermos nossa profissão de fé a esse respeito.
Não lhe acrescentaremos senão poucas palavras, não tendo o lazer de não nos
ocuparmos com todas essas discussões ociosas. E aqueles que têm tempo a perder
para rir de tudo, mesmo do que não compreendem, para serem maledicentes,
caluniadores, letrados mas pretensiosos, se contentem, não temos a pretensão de
a isso impedi-los. A Sociedade Parisiense de Estudos Espíritas, composta de
homens honrados pelo seu saber e sua posição, tanto na França quanto no
Estrangeiro, médicos, literatos, artistas, funcionários, oficiais, negociantes,
etc., recebendo, cada dia, as mais altas notabilidades sociais, e
correspondendo com todas as partes do mundo, está acima das pequenas intrigas
do ciúme e do amor-próprio; ela persegue seus trabalhos na calma e no
recolhimento, sem se inquietar com piadas que não poupam mesmo as mais
respeitáveis corporações. Quanto ao Espiritismo em geral, como é uma das forças
da Natureza, o escárnio disso virá cansar-se, como se cansou contra tantas
outras coisas que o tempo consagrou; essa utopia, essa tocade, como a chamam
certas pessoas, já fez a volta ao mundo e todas as diatribes não a impedirão
mais de caminhar quanto outrora os anátemas não o impediram à Terra girar.
Deixemos, pois, os escárnios rirem à sua satisfação, uma vez que tal é o seu
bom prazer; serão, para eles, fracos de Espíritos; riem muito da religião, por
que não ririam do Espiritismo que não é senão uma ciência? Esperando, nos
servem mais que nos prejudicam e economizamos sem gastos de publicidade porque
não é um de seus artigos, mais ou menos espirituosos, que não fará vender algum
de nossos livros e obter algumas assinaturas. Obrigado, pois, pelo serviço que
nos prestam sem querer. Diremos, igualmente, pouca coisa pelo que nos toca
pessoalmente; se aqueles que nos atacam ostensivamente, ou de mão oculta, crêem
nos perturbar, perdem seu tempo; se pensam em nos barrarem o caminho,
enganam-se igualmente, uma vez que não pedimos nada e não aspiramos a nada,
senão a nos tornarmos úteis, nos limites das forças que Deus nos deu; por
modesta que seja a nossa posição, nos contentamos com aquilo que, por muito,
seria a mediocridade; não ambicionamos nem conceito público, nem fortuna, nem
honrarias; não procuramos nem o mundo, nem seus prazeres; o que possamos ter
não nos causa nenhum pesar: vemo-lo com a mais completa indiferença; isso não
está no nosso gosto, por conseguinte, não levamos inveja de nenhum daqueles que
possuem essa vantagem, se vantagem são, o que aos nossos olhos é uma questão,
porque os gozos pueris nesse mundo não asseguram um melhor lugar no outro,
longe disso; nossa vida é toda de labor e de estudo, consagrando ao trabalho
até os instantes de repouso: aí não há do que ter ciúme. Trazemos, como tantos
outros, nossa pedra ao edifício que se eleva; mas Goraríamos de nos fazer dele
um degrau para chegar ao que quer que seja; que outros tragam-lhe mais do que
nós; que outros trabalhem tanto quanto nós e melhor que nós, e os veremos com
uma alegria sincera; o que queremos, antes de tudo, é o triunfo da verdade, de
qualquer parte que venha, não tendo a pretensão de ter sozinho a luz; se disso
deva jorrar alguma glória, o campo está aberto a todo o mundo, estendemos a mão
a todos aqueles que, nessa rude liça, seguiremos lealmente, com abnegação e sem
pensamento dissimulado pessoal. Bem sabemos que, erguendo abertamente a
bandeira das idéias, das quais nos fizemos um dos propagadores, afrontando os
preconceitos, atrairemos inimigos, sempre prontos à atirarem flechadas
envenenadas contra quem eleva a cabeça e se coloca em evidência; mas há essa
diferença entre eles e nós, é que nós não lhes queremos o mal que procuram nos
fazer, porque participamos da fraqueza humana, e é somente nisso que cremos ser
seu superior; rebaixa-se pela inveja, pelo ódio, pelo ciúme e por todas as
paixões mesquinhas: eleva-se pelo esquecimento das ofensas. Esta é a moral espírita;
não vale ela mais do que a das pessoas que ultrajam o seu próximo? É o que nos
ditaram os Espíritos que nos assistem, e pode-se julgar, por aí, se são bons ou
maus. Ela nos mostra as coisas de uma altura tão grande e aquelas deste mundo
tão pequenas, que não se pode senão lamentar aqueles que se torturam
voluntariamente, para se darem uma efêmera satisfação de amor-próprio.
Isabel Ferreira
Barros
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